<< Página Inicial

Eventos Relizados...

FIPTUR COPA & MEGAEVENTOS (28/11/2013)

FIPTUR COPA & MEGAEVENTOS CUMPRE SUA MISSÃO E OBJETIVOS.


A chuva que caiu sobre Salvador no dia 28/11, alagando e travando a cidade por todo dia, privou a maioria dos inscritos para assistirem da última edição do FIPTUR COPA & MEGAEVENTOS. A realização da Copa da FIFA no Brasil no próximo ano foi motivo para a realização deste evento sendo um dos primeiros a debater este assunto a partir de agosto de 2010. O foco foi direcionando a Inserção da iniciativa privada nos projetos da Copa. Os projetos de marketing, promoção do Brasil no exterior e qualificação de mão de obra. Os debates aconteceram em Porto Alegre, Recife, Salvador 2 vezes, Maceió e Porto Seguro. Na sua última edição realizada na Casa do Comércio em Salvador, com o apoio do CNC,SENAC,SECOPA/BA e AVIANCA, foi aberto pelo Secretário da SECOPA/BA Ney Campello que mostrou que a Copa das Confederações foi um bom teste para o Brasil saber se tudo vai dar certo na Copa. Marco Lomanto Diretor da EMBRATUR mostrou o projeto para Promoção e Divulgação do Brasil no exterior para trazer turistas antes, durante e pós
Copa para o Brasil". A CNC,SENAC,ABAV/BA,SINGTUR,ABRASEL/BA e ABIH/BA debateram sobre "Qual a Copa que teremos de Qualificação de mão de obra, médios e pequenos empresários para aproveitarem as oportunidades geradas por este MEGAEVENTO". O publicitário José Cocco falou que não houve "a inserção da iniciativa privada nesse projeto nos projetos da COPA" Gilson Novo mostrou as oportunidade que vão surgir,e, se a infraestruturas das cidades são suficientes para atender as demandas da Copa. Além desses temas, foram abordados "O marketing das cidades para a Copa: o que ainda pode ser feito" por Emmanuel Públio Dias VP Coorporativo da ESPM – São Paulo e Rodrigo Prada – São Paulo 2014: sobre "Vitrine ou Vidraça - Como o Brasil se prepara para receber o maior evento midiático do planeta.

Discutir e debater estes temas que podem fazer a diferença nos últimos momentos que antecedem este MEGAEVENTO foi a proposta cumprida pelo FIPTUR COPA E MEGAEVENTOS desde a sua primeira edição.

------------------------------------------------

JUSTIFICATIVA

Durante a realização do XV FIPTUR -Festival Internacional de Publicidade do Turismo e Ecologia realizado de 28 a 30 de abril na Cidade de Gramado-RS, cujo tema central do evento foi "A Utilização das Novas Ferramentas da Comunicação Aplicadas para o Turismo e Ecologia",

fizemos uma mesa redonda onde o sub-tema era "A Utilização das Novas Ferramentas da Comunicação para a Divulgação do Destino Brasil para a Copa do Mundo de 2014". O rico e diversificado conteúdo dos expositores suscitou, a necessidade de se aprofundar ainda mais no assunto, tendo em vista os diversos níveis de preocupações, questionamentos, dúvidas, que foram levantadas mas ficaram sem respostas..Visto isto, sentiu-se a imediata necessidade de se realizar imediatamente, um evento específico para discutir este tema com mais profundidade e o envolvimentos de outros atores representando segmentos que estarão envolvidos na produção,organização,divulgação e promoção da Copa de 2014.

Neste momento o FIPTUR COPA 2014 foi concebido em formato onde empresários de turismo,comunicação e de outros setores da economia brasileira, pudessem discutir a inserção da iniciativa privada nos projetos da COPA DO MUNDO do Brasil no ainda distante anos de 2014. O Tema central criado foi “ Agora é Pra Valer, a Bola já está com Brasil” Perguntamos na época “Será como o Brasil quer ser visto pelo mundo?Como sua empresa, sua cidade quer ser vista pelo Mundo? Teremos condições de realizar uma competição com a Copa da FIFA? De que forma vai ser feita à inserção da iniciativa privada neste megaevento? Ela será ouvida? Além dessas questões, estes temas foram eleitos para debates nas cinco edições que aconteceram ao longo de 3 anos. “1) Sobre a capacidade do Brasil criar uma infraestrutura de mobilidade urbana e estádios, capazes de atender as demandas de uma Copa dentro do prazo exigido. 2) O projeto de marketing, promoção e divulgação do Brasil para este evento de onde se esperam grandes e polpudos retornos, principalmente para o trade turístico brasileiro que vislumbra o incremento de turistas estrangeiros no Brasil. 3) Capacitação de mão de obra. 4) A inserção e oportunidades para médias e pequenas empresas no desenvolvimento da economia criativa.

Hoje, ao realizar a sexta e última edição do FIPTUR , depois de dizer que “ A Bola já está na Marca do Pênalti.Agora é Marcar ou Marcar” , chegamos ao final do prazo dizendo que “Estamos a 45 Minutos do Segundo Tempo...” e Perguntamos: Ainda dá tempo para fazer alguma coisa que não foi feita até aqui? Qual será a Copa da Promoção e Divulgação do Brasil no exterior para trazer turistas antes ,durante e pós Copa para o Brasil? Qual a Copa que teremos de Qualificação de mão de obra, médios e pequenos empresários para aproveitarem as oportunidades geradas por este MEGAEVENTO? Qual a Copa que teremos com a inserção da iniciativa privada nesse projeto? Qual a Copa que teremos com a herança de infraestruturas para as cidades sedes da Copa? A Copa das Confederações foi um bom teste para o Brasil saber se tudo vai dar certo na Copa?

A proposta do FIPTUR COPA E MEGAEVENTOS desde a sua primeira edição, foi debater e discutir sobre estas interrogações.


OBJETIVO GERAL
Através do debate com todas as arenas e estâncias envolvidas com a Copa do Mundo de 2014 que será realizada no Brasil, colaborar para que aprofunde a discussão sobre o planejamento de marketing e sua estratégia de comunicação para divulgação e promoção com o objetivo de trazer turistas e colocar as cidades no patamar de visibilidade dos destinos com grande potencialidade para receber turistas durante e pós Copa do Mundo de 2014, transcendendo este planejamento para outros grandes eventos como Olimpíadas. Escutar a iniciativa privada sobre a possibilidade da sua inserção nos projetos da Copa, principalmente, fazer ver aos pequenos e médios empresários da cidade,as diversas oportunidades que surgirão neste período de realização dos megaeventos,para que os mesmos possam se qualificar e despertar para estes momentos positivos, que por certo vão acontecer.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Sobre a capacidade de ser criada uma infraestrutura de mobilidade urbana, capazes de atender as demandas de uma Copa dentro do prazo exigido. 2) O projeto de marketing, promoção e divulgação para este evento de onde se esperam grandes e polpudos retornos, principalmente para o trade turístico que vislumbra o incremento de turistas estrangeiros no Brasil. 3) Capacitação de mão de obra para o trade, e para atender pequenas e médias empresas. 4) A inserção e oportunidades para médias e pequenas empresas no desenvolvimento da economia criativa.


PÚBLICO ALVO
Hoteleiros, público que lide com a pequena indústria artesanal, o pequeno e médio comércio de produtos turísticos,bares, restaurantes, agentes de viagens receptivo, locadoras,guias de turismo,micro empresários que busquem conhecimentos e relacionamentos com os demais participantes do FIPTUR COPA & MEGAEVENTOS. Além deste público, deverão estar presentes pessoas ligadas aos setores de turismo, esportes, secretarias de comunicação e empresários dos setores de turismo,comunicação,indústria, comércio, dirigentes de entidades do trade em geral.

[ voltar para página Eventos Relizados ]